domingo, 28 de abril de 2013

Peixes completam 7 anos de vida! - Parte 5

PIRACEMA: Lugar de artistas responsáveis!

Espetáculo "O nome não importa" (Cia. Enchendo Laje e Soltando Pipa)
Com os Peixes aprovados no Programa VAI, pudemos realizar um de nossos projetos mais ambiciosos: a PIRACEMA - Encontro de Teatro Amador de São Paulo. A ideia surgiu em meados de 2009. Na época, estávamos indignados com a quantidade de eventos (festivais, mostras...) voltados ao dito "teatro profissional". Muitos festivais que, originalmente, eram voltados a grupos amadores, aos poucos, foram se modificando. A justificativa era sempre a mesma: "com o intuito de levar maior QUALIDADE à cidade tal, apenas grupos profissionais podem se inscrever blá, blá, blá...". Oras, é um pensamento um tanto quanto imbecil insinuar que apenas trabalhos profissionais possuem qualidade. Já assisti peça com famosos que me fez dormir e já vi espetáculos amadores de tirar o fôlego. 

Intervenção "Eles são Seis Cômicos" (Cia. Teatral Um Peixe)
Espetáculo "Mulher de Jagunço" (Cia. Yesso)
Foi pensando nessa diferenciação feita por muitos que idealizamos um grande evento para unir a "classe amadora". A princípio, cogitamos a hipótese de fazer um festival. Um "festival dos Peixes" (e daí que surgiu o nome "PIRACEMA"). Mas, com o tempo, começamos a ver que uma competição só iria piorar as coisas. Nosso objetivo era unir, não segregar mais ainda a classe. Com isso em mente, entendemos que fazer um encontro, um evento não-competitivo que estimulasse a troca de experiências, seria algo muito mais saudável para todos. E assim nasce a PIRACEMA!
Espetáculo "A Alma de Benjamin" (Grupo Kainotomia)
Intervenção "Eterna Clausura" (Cia. As Fúrias)
A primeira edição, em 2010, pretendia ser um evento bem intimista. Com a presença de apenas 4 grupos (Vital, Arte Jovem, Novos Fulanos e Peixes), tentamos, ao máximo, propiciar momentos em que os conhecimentos de cada um fossem trocados. O evento, então, possuía não só momentos de espetáculos, mas também mesas-redondas, oficinas e vivências (workshops organizados pelos grupos participantes). Apesar do número modesto de pessoas, o evento mostrou-se grandioso e todos os grupos saíram de lá com um gostinho de quero mais (alguns até pediram reuniões mensais que repetissem a experiência).
Intervenção "Renascer" (Grupo Arte Jovem)
Espetáculo "C.A.B.A.R.E.T.: Clarice Taylor" (Grupo Os Seres)
Em 2011, uma nova cara para a PIRACEMA. Mais grupos engrossaram o caldo (Kainotomia, Doutores do Riso Curativo, Seres, Máscara, Fúrias, Vidraça, Yesso - essas duas de Mogi Mirim - e os alunos da Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro") e tornaram a experiência mais enriquecedora, lotando o Centro Cultural do Jabaquara nos quatro dias de evento. A novidade ficou com a extinção das vivências e o advento das intervenções teatrais.
Espetáculo "O Pacto" (Cia. Naturalis)
Mesa-redonda do Grupo Os Seres
Por fim, em 2012, a terceira edição da PIRACEMA tomou proporções tão elevadas que fomos obrigados a adicionar um dia à programação. Com a ausência apenas da Cia. Vidraça, os outros grupos receberam de braços abertos as Cias. Naturalis, 4 Cantos (da cidade de Quadra), Funil (do Rio de Janeiro) e, oficialmente, a CIT - Cia. Instantânea de Teatro, um grupo que surgiu na primeira PIRACEMA, juntando atores dos Peixes, Novos Fulanos e Arte Jovem. Também recebemos mais dois oficineiros, além do querido Rafael Rios, que já vinha nos ajudando desde a primeira edição.

Oficina de figurino (Rafael Rios)
Intervenção "A Pele do Lobo" (alunos da Oficina dos Peixes)
Agora, nos aproximamos da quarta edição. Será nos dias 4, 11, 18 e 25 de Agosto, e 1º de Setembro. A maior novidade fica por conta da mudança de espaço. Após três anos sendo feita no Centro Cultural do Jabaquara, em 2013 a PIRACEMA migrará para o Tendal da Lapa, pensando, principalmente, na questão de espaço físico. Além disso, complementando, os Peixes farão um projeto de revitalização do Tendal após a PIRACEMA. A ideia é deixar algo permanente lá, que tenha a cara dos grupos, como retribuição. Contamos com a ajuda de todos nessa empreitada! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário