domingo, 9 de setembro de 2012

Festival de Teatro Cidade de São Paulo - 4ª Edição


É com grande satisfação que anunciamos que a Cia. Teatral Um Peixe foi selecionada, mais uma vez, para participar do Festival de Teatro Cidade de São Paulo. Em sua 4ª edição, o evento conta com a presença de 20 espetáculos teatrais (12 na categoria adulto e 8 na infantil) e será realizado no Teatro Bibi Ferreira (Av. Brig. Luís Antônio, 931, Bela Vista, São Paulo/SP) entre os dias 24 de Setembro e 21 de Outubro.

Pela terceira vez consecutiva, a Cia. Teatral Um Peixe é selecionada para participar do Festival de Teatro Cidade de São Paulo. Nos anos anteriores, os Peixes levaram os espetáculos "A Mansão Veit" (indicado aos prêmios de melhor texto, ator, atriz e atriz coadjuvante) e "Eles são Seis Cômicos" (ganhador do prêmio de melhor produção e indicado aos prêmios de melhor figurino, cenário, ator, direção e espetáculo). Agora, é a vez de "Viagem ao Fundo da Cartola", espetáculo que já recebeu quatro prêmios (3º melhor espetáculo, melhor maquiagem e dois prêmios de melhor sonoplastia), além de três indicações (melhor operação de luz e duas de melhor figurino) e a menção honrosa de pesquisa cênica em linguagem infantil em outros dois festivais.



VIAGEM AO FUNDO DA CARTOLA 
De Plínio Garcia e Rafael Garcia
Direção: André Domicciano
Produção: Carmem Garcia
Cenografia: André Domicciano
Figurinos: Rafael Rios
Maquiagem: Danilo Gomes e Carmem Garcia
Iluminação: Mateus Alves e Flávia de Castro
Contra-regra: Alexandre Assis
Cia. Teatral Um Peixe
Com Rafael Garcia, Plínio Garcia e André Domicciano
Músicos: Gabriel Alex, Lene Duarte e Ricardo Schunemann
Sinopse: Dois aprendizes de mágico caem dentro de uma cartola, deparando-se com um mundo fantástico do qual não conseguem sair. Na tentativa de voltar para casa, os dois acabam armando inúmeras confusões com um habitante da cartola, recorrendo a diversas gagues circenses para resolver as situações mais inusitadas. Apenas uma regra prevalece: é proibido falar. 
Livre
50 min

Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia e antecipado).




Abaixo, a programação completa do Festival:

Festival Adulto (21h)

24 de setembro – segunda-feira
EU VOS DECLARO SEPARADOS
Texto e Direção: Luiz Corrêa
Grupo TAC

25 de setembro – terça-feira
SUICIDIO PATROCINADO
Direção: Eduardo Martini
Cia Trakitana

26 de setembro – quarta-feira
OS 7 SUSPEITOS
Direção: Livia Simardi
Cia de Teatro Art Way

01 de outubro – segunda-feira
BANG BANG VOCE MORREU
Direção: David Rock
D’Rock Companhia de Teatro

02 de outubro – terça-feira
FORT
Direção: Carolina Guimarães
Cia Teatro Condensado

03 de outubro – quarta-feira
#INDIGNADOS
Direção: Alan Pires
Amadododito Cia Teatral

08 de outubro – segunda-feira
VIAGEM EM PESSOA
Direção: Gabriel Veiga Catellani
Cia C.P.I. Teatral

09 de outubro – terça-feira
INTROITUS DRACULA
Direção: Luiz F Petuxo
Cia leminniscata e Cia Dom Caixote

10 de outubro – quarta-feira
MULHERES VERMELHAS
Direção: Gilson Filho
Cia Nuvem da Noite

15 de outubro – segunda-feira
O CHAPÉU DE TRÊS BICOS
Direção: Renato Bispo
Companhia Teatral Cômico

16 de outubro – terça-feira
A MALDIÇÃO DO VALE NEGRO
Direção: Lucas de Lucca
Grupo Oba! De Teatro

17 de outubro – quarta-feira
APARÊNCIAS
Direção: Caio Coppoli e Michael Canuto
Cia Teatro da Franqueza


Festival Infantil (15h)

29 de setembro – sábado
PARLENDAR
Direção: Patrícia Nepomuceno
Cia de Teatro Uni-Duni-Tê

30 de setembro – domingo
O MENINO QUE ROUBAVA O TEMPO
Direção: Cesar Sinicio Marques
Cia Bandacos

06 de outubro – sábado
SEBASTIANA E SEVERINA
Direção: Sabrina Caires
Grupo Teatral Rendeiros Contadores de Histórias

07 de outubro – domingo
A MENINA QUE BRILHA
Direção: Leandro Galor
Cia. Loucos do Tarô

13 de outubro – sábado
O REINO DA SABEDORIA
Direção: Renata Baptista
Núcleo Agora

14 de outubro – domingo
VIAGEM AO FUNDO DA CARTOLA
Direção: André Domicciano
Cia Teatral Um Peixe

20 de outubro – sábado
UMA LUZ COR DE LUAR
Direção: Rafael de Castro
Grupo Artemis de Teatro

21 de outubro – domingo
O CORCUNDA DE NOTRE DAME
Direção: Luiz F Petuxo
Cia Dom Caixote

Resumão PIRACEMA 2012 - 1ª Parte


No sábado passado (1º de Setembro), encerrou-se mais uma edição da PIRACEMA - Encontro de Teatro Amador de São Paulo, evento organizado pela Cia. Teatral Um Peixe em parceria com o Centro Cultural do Jabaquara através do Prêmio "Ensaiando um país melhor". Foram cinco dias de muito teatro de qualidade, com a participação de 12 grupos, 3 oficineiros e 5 convidados, totalizando 34 atrações (uma foi cancelada de última hora) no evento mais badalado do Centro Cultural do Jabaquara.

Confira, abaixo, a primeira parte do resumão de tudo que aconteceu na PIRACEMA 2012!

DIA 4 DE AGOSTO

O primeiro dia de PIRACEMA começou com um susto. Faltavam poucos minutos para o evento começar quando recebemos a notícia que o oficineiro Carlos Mastandrea não poderia comparecer devido a um problema de saúde na família. Felizmente, o próprio Carlos pediu para que o oficineiro Thiago Anjos o substituísse. O resultado foi uma oficina diferente daquela anunciada, mas de extrema qualidade e com grande aceitação dos participantes.


Em seguida, no saguão, tivemos a primeira intervenção do Encontro: a cena "Entre a missa e o almoço", de Arthur Azevedo, resultado do trabalho de montagem de cenas da oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012 e o primeiro contato dos alunos com o público. Como é característica de Arthur Azevedo, a comédia critica os costumes de uma sociedade, muitas vezes, hipócrita. Na cena, vemos um grupo de mulheres religiosas que, todo dia, se reúnem após a missa para falar da vida alheia. Um grande desafio, um autor de difícil entendimento, cuja comédia só é perceptível quando bem estudada, e um excelente começo para os alunos da oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro".


Às 15:30h, foi a vez do primeiro espetáculo da PIRACEMA. "O nome não importa", da Cia. Teatral Enchendo Laje e Soltando Pipa, abriu em grande estilo a série de espetáculos. Resultado de 4 anos de pesquisa, a peça se baseia em textos de Tchekov e traz o eterno conflito opressor x oprimido. Caprichosos, o pessoal do Enchendo Laje não tem medo de apostar em recursos audiovisuais que, com certeza, tornaram a experiência única para todos os participantes da PIRACEMA. Um grande espetáculo!

 
Após o famoso Lanche Coletivo (momento já eternizado na PIRACEMA), veio a primeira Mesa-Redonda. "Prostituição: um universo de delícias e perigosidades", do Grupo Os Seres, trouxe o polêmico assunto trabalhado pelo grupo em seu novo espetáculo. A pesquisa mostra um pouco da realidade enfrentada por todos aqueles que, pelos mais diferentes motivos, acabam caindo no mundo da prostituição e os diversos problemas a ele associados. Com certeza, uma verdadeira porrada na boca do estômago logo de cara!


Depois foi a vez dos veteranos dos Novos Fulanos. Em seu terceiro ano de PIRACEMA, o grupo trouxe mais uma parte de seu novo espetáculo: a cena "Acho que dá!". Trabalhando com a temática da Ditadura Militar, os Fulanos trazem uma comicidade muito bem trabalhada, irônica e sem exageros. É um humor sutil e inteligente que casa muito bem com a temática. O final não poderia ser diferente: muitos aplausos por um longo tempo, levantando a plateia que lotava o saguão do Centro Cultural do Jabaquara.


O segundo espetáculo deste primeiro dia foi "Alma em Folclore", da Cia. Máscara. Com grande influência da dança e de caráter extremamente performático, a Cia. Máscara volta em seu segundo ano de PIRACEMA trazendo um espetáculo de temática popular, baseado em histórias e crendices de nosso folclore. 


Encerrando o dia, a intervenção "Viagem ao Fundo da Cartola", da Cia. Teatral Um Peixe. O mais novo espetáculo do grupo traz consigo uma pesquisa em torno das linguagens cênicas infantis recorrendo às gagues circenses. O resultado é a peça muda mais barulhenta de todos os tempos! Com um humor sincero e espalhafatoso, com direito a tortas na cara, os Peixes finalizaram esse primeiro dia de PIRACEMA estampando um sorriso imenso nos participantes.


Para conferir mais fotos desse dia, clique AQUI e AQUI.

DIA 11 DE AGOSTO

O segundo dia de PIRACEMA começa com a oficina "Trilhas para Cenas Curtas", ministrada pela atriz e produtora Carla Trombini. A partir de exercícios de improvisação, os participantes criaram diversas cenas em conjunto com estímulos musicais (cortesia dos músicos dos Peixes, Ricardo Schunemann e Lene Duarte). Vimos de Cinderela ao naufrágio do Titanic (com direito a um resgate num bote gigante onde violões eram remos).


Logo após a oficina, foi a vez dos alunos da oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012 darem prosseguimento ao estudo de cenas. Mais uma vez, foi feito um texto de Arthur Azevedo: "A Pele do Lobo". Na história, vemos uma crítica às autoridades e ao poder público, que fazem de tudo para assumirem postos cada vez mais altos na escala social. Um espetáculo cômico que, com certeza, abusou da variação de ritmo para gerar o riso na plateia.


Em seguida, veio a apresentação de piano do projeto Sábado Harmônico. Realizado sempre no segundo sábado de cada mês, o projeto Sábado Harmônico leva ao Centro Cultural do Jabaquara atrações musicais de caráter erudito: piano, saxofone, violão clássico. Está aí um bom exemplo de dois projetos aparentemente distintos que podem coexistir num mesmo espaço, sem se anularem! Todos os lados saem ganhando!


Sempre depois do Lanche Coletivo vem uma mesa-redonda. A Cia. Teatral Um Peixe foi responsável pela mesa "Grupos Amadores e as Leis de Incentivo", trazendo um pouco da questão política para o debate. Afinal, a partir do momento em que estamos inseridos na sociedade sob a função de agentes culturais, não tem como nos esquivarmos das políticas públicas por muito tempo. Sempre com um tom provocativo, a mesa serviu para esclarecer algumas questões sobre as leis de incentivo e tirar algumas dúvidas sobre a relação dos grupos com o poder público.


Então vieram As Fúrias pra "arrebentar o c* do anão" (nas palavras delas) com a intervenção "Eterna Clausura". As "nossas velhas" (como as chamamos carinhosamente) dão um verdadeiro show de vitalidade e energia! Desbocadas e alegres, são grandes professoras na arte teatral. Um verdadeiro estímulo aos grupos e uma prova viva de que, para fazer um bom teatro, não importa a idade! Sem falar na parceria com o diretor Rafael Rios, que consegue arrancar delas não menos que o melhor!


Para fechar o dia, o espetáculo "A Alma de Benjamin", do Grupo Kainotomia, trouxe um questionamento de ordem psicológica. Dizem que com religião não se mexe. O Kainotomia mostra o contrário! Se mexe, se discute, se questiona. E este espetáculo é uma bela prova que isso pode ser feito sem falso moralismo e sem ficar pisando em ovos. É um tapa na cara que usou e abusou da iluminação do Centro Cultural do Jabaquara. Mais uma vez, um encerramento em grande estilo de mais um dia de PIRACEMA!


Confira mais fotos AQUI e AQUI.

E não percam, em breve, a segunda parte do resumão da PIRACEMA - III Encontro de Teatro Amador de São Paulo! Com certeza, um dos maiores eventos destinados ao teatro amador no Estado!