terça-feira, 31 de julho de 2012

PIRACEMA - Dia 4 de Agosto


Neste sábado, a partir das 13:30h, começa a PIRACEMA - III Encontro de Teatro Amador de São Paulo. O evento é organizado pela Cia. Teatral Um Peixe, através do Prêmio "Ensaiando Um País Melhor", e será realizado nas dependências do Centro Cultural do Jabaquara (R. Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara, São Paulo/SP) nos dias 4, 11, 18 e 25 de Agosto e 1 de Setembro.

Confira, abaixo, a programação do primeiro dia:

13:30h - Oficina "A improvisação como técnica de criação do acontecimento cênico".
Ministrada pelo historiador Carlos Mastandréa, a oficina investigará as possibilidades dramáticas e expressivas da improvisação baseando-se no método de análise ativa de Constantin Stanislavsky. Duração: 1:30h.
Carlos Mastandréa
15h - Intervenção "Entre a missa e o almoço" (Alunos da Cia. Teatral Um Peixe).
Este entreato cômico de Arthur Azevedo faz parte da pesquisa prática sobre Teatro Brasileiro no séc. XIX desenvolvida na Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012. Nele, vemos seis beatas que, entre a missa e o almoço, reúnem-se na casa da Viscondessa para falar da vida alheia. Duração: 30 min.


15:30h - Espetáculo "O nome não importa" (Enchendo Laje & Soltando Pipa Cia. Teatral).
Afinal, o que é opressão? A Enchendo Laje & Soltando Pipa Cia Teatral investiga esse tema a partir dos contos “Pamonha” e “O Inimigo”, de Anton Tchekov, apresentando personagens onde se dissolvem as imagens de opressor e oprimido em diferentes situações, diferentes papéis. Quem é você? A sua resposta não importa? Duração: 40 min.
Espetáculo "O nome não importa"

17:30h - Mesa-redonda "Prostituição: um universo de delícias e perigosidades" (Grupo Os Seres).
Prostituição. Drogas. Homossexualidade. Fama. Esta mesa-redonda apresenta o resultado de uma pesquisa feita pelo Grupo Os Seres por meio de vídeos, citações, depoimentos e troca de informações. Sem querer evidenciar ou defender nenhum tipo de posição, a discussão não tem o propósito de expor ou prejudicar qualquer assunto colocado em pauta. O tema é apenas um reflexo do processo de criação teatral. Duração: 50 min.

18:30h - Intervenção "Acho que dá!" (Grupo Teatral Novos Fulanos)
Comédia de situação onde acidentes e/ou coincidências fazem com que ordens não dadas sejam cumpridas e insinuações ideológicas nos tornem incapazes de termos livre arbítrio. Duração: 30 min.

Intervenção "Acho que dá!"

19h - Espetáculo "Alma em Folclore" (Cia. Máscara)
Dizem que, à noite, tudo aquilo de misterioso se torna visível para os que não creem. Assim se fazem os mitos indígenas do folclore. Naquelas festas, o moço dançava e seduzia. Em tempos, a cabocla grávida não tinha pai para o filho apto a nadar. Assim retrata-se no espetáculo a história do sedutor das noites. O destino de muitos que exploraram as terras latinas era cair nas desgraças das entidades protetoras da natureza e, se alguém provar o contrário, que lance sua antítese sobre a tese do povo herdeiro das terras ameríndias. Nesse cenário de explorações culturais e festas trazendo episódios dramáticos desse nosso espetáculo, está a história da cabocla destinada, então, a viver eternamente nas águas para lá firmar seu reino. Só não pôde, até hoje, compreender por que ela não pode amar. Duração: 50 min.
Espetáculo "Alma em Folclore"

20:30h - Intervenção "Viagem ao Fundo da Cartola" (Cia. Teatral Um Peixe)
Dois aprendizes de mágico caem dentro de uma cartola e deparam-se com um mundo fantástico do qual não conseguem sair. Na tentativa de voltar para casa, os dois acabam armando inúmeras confusões com um habitante da cartola, recorrendo a diversas gagues circenses para resolver as situações mais inusitadas. Apenas uma regra prevalece: é proibido falar. Espetáculo ganhador dos prêmios de melhor sonoplastia e maquiagem, além da indicação para figurino, no IX Festival de Peças Curtas de Sumaré e de melhor sonoplastia e 3º melhor espetáculo, além das indicações para figurino e operação de luz, no XI Festival Curtas de Teatro de Osasco.
Intervenção "Viagem ao Fundo da Cartola"

Ao todo, a PIRACEMA contará com 35 atrações, todas gratuitas e abertas ao público sem a necessidade de inscrições ou seleções. Fique de olho em nosso blog para maiores informações! Toda semana teremos um "resumão" deste que é o maior evento voltado ao Teatro Amador em São Paulo!


quinta-feira, 12 de julho de 2012

PIRACEMA - III Encontro de Teatro Amador de São Paulo

O mês de Agosto se aproxima e, com ele, a 3ª edição da PIRACEMA - Encontro de Teatro Amador de São Paulo. O evento, organizado pela Cia. Teatral Um Peixe em parceria com a Subprefeitura do Jabaquara, conta com o subsídio do Prêmio "Ensaiando Um País Melhor" e será realizado no Centro Cultural do Jabaquara entre os dias 4 de Agosto e 1 de Setembro, sempre aos sábados, das 13:30h às 21h.

Desde sua primeira edição, o encontro tem como proposta incentivar a troca de experiências e a criação de vínculos entre os muitos grupos de teatro amador espalhados pela periferia de São Paulo e cidades vizinhas propiciando, dessa forma, o estabelecimento de um novo núcleo de teatro amador na cidade.

Por conta disso, a PIRACEMA oferece aos participantes diversas atividades que contribuam com esta filosofia. Todo ano, temos diversas oficinas teatrais ministradas por profissionais da área que, de forma voluntária, aceitam ajudar os grupos que estão iniciando sua jornada. Em 2012, serão 5 oficinas ministradas pelos convidados Carlos Mastandréa, Rafael Rios e Carla Trombini. Um outro atrativo são as mesas-redondas organizadas por alguns dos grupos participantes. Neste ano, as mesas são responsabilidade dos grupos Os Seres, Kainotomia, Máscara, Vital e Peixes. Este é, de longe, um dos momentos mais interessantes da PIRACEMA, já que os grupos trazem um pouco de sua realidade para discutir com os demais participantes. É um espaço para refletir sobre o fazer teatral e o cenário amador na cidade.

Claro que um encontro de teatro não seria nada sem a presença de espetáculos e intervenções teatrais. Serão, ao todo, 9 espetáculos teatrais (e uma apresentação musical pertencente ao Projeto Sábado Harmônico) e 15 intervenções, apresentando diversas linguagens e estilos. Em suma, este é um espaço para experimentação e os grupos costumam utilizá-lo para receber algum retorno crítico sobre os trabalhos de pesquisa que vêm desenvolvendo.

Por fim, não podemos esquecer da grande exposição montada no saguão de entrada do Centro Cultural do Jabaquara. Ali, ficam expostos materiais diversos dos grupos participantes: figurinos, objetos de cena, cartazes, fotos. Todo esse material ajuda a compor o clima teatral que predomina no espaço durante as 5 semanas em que o evento se realiza, além de delimitar a arena de intervenções, bem no centro do saguão.

Confira, abaixo, nossa programação:
DIA 4 DE AGOSTO

13:30h - Oficina "A improvisação como técnica de criação do acontecimento cênico", com Carlos Mastandréa
15h - Intervenção "Entre a missa e o almoço" (Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012)
15:30h - Espetáculo "O nome não importa" (Grupo Enchendo Laje e Soltando Pipa)
17:30h - Mesa-redonda "Prostituição: Um universo de delícias e perigosidades" (Grupo Os Seres)
18:30h - Intervenção "Acho que dá!" (Grupo Teatral Novos Fulanos)
19h - Espetáculo "Alma em Folclore" (Cia. Máscara)
20:30h - Intervenção "Viagem ao Fundo da Cartola" (Cia. Teatral Um Peixe)

DIA 11 DE AGOSTO
13:30h - Oficina "Trilhas para Cenas Curtas", com Carla Trombini
15:30h - Intervenção "A Pele do Lobo" (Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012)
16h - Projeto Sábado Harmônico
17:30h - Mesa-redonda "Grupos Amadores e as Leis de Incentivo" (Cia. Teatral Um Peixe)
18:30h - Intervenção "Eterna Clausura" (Grupo As Fúrias)
19h - Espetáculo "A Alma de Benjamin" (Grupo de Teatro Amador Kainotomia)
20:30h - Intervenção "Depois eu faço" (Carla Trombini)

DIA 18 DE AGOSTO
13:30h - Bate-papo "Os profissionais por trás do teatro amador", com Carla Trombini
15h - Intervenção "A Almanjarra" (Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012)
15:30h - Espetáculo "Mulher de Jagunço" (Cia. Yesso)
17:30h - Mesa-redonda "O Teatro e os Novos Meios de Comunicação" (Grupo de Teatro Amador Kainotomia)
18:30h - Intervenção "Renascer" (Grupo de Teatro Arte Jovem)
19h - Espetáculo "As bonecas derretem na chuva" (Grupo As Fúrias)
20:30h - Intervenção "Eles são Seis Cômicos - Contos de Fadas" (Cia. Teatral Um Peixe)

DIA 25 DE AGOSTO
13:30h - Oficina "Figurinos", com Rafael Rios
15h - Intervenção "Amor por Anexins" (Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012)
15:30h - Espetáculo "CABARET: Clarice Taylor" (Grupo Os Seres)
17:30h - Mesa-redonda "Dispa-me" (Grupo Vital)
18:30h - Intervenção "Hitler - A História que ninguém contou" (Cia. Teatral 4 Cantos)
19h - Espetáculo "Arena conta Zumbi" (Cia. Instantânea de Teatro)
20:30h - Intervenção "São Paulo ao avesso" (Cia. Naturalis)

DIA 1 DE SETEMBRO
13:30h - Oficina "Adereços com materiais ressignificados", com Rafael Rios
15h - Intervenção "BUM!" (Cia. Funil)
15:30h - Espetáculo "Nossa língua" (Grupo Vital)
17:30h - Mesa-redonda "Quando a Arte se aproxima da Periferia" (Cia. Máscara)
18:30h - Intervenção "Será possível?" (Doutores do Riso Curativo)
19h - Espetáculo "O Pacto" (Cia. Naturalis)
20:30h - Intervenção "Com dois enes no final" (Rafael Rios)


Lembrando que todas as atrações são gratuitas e abertas ao público em geral, sem a necessidade de inscrições ou seleções. Aproveitem e curtam a página da PIRACEMA no facebook! 


PIRACEMA - III Encontro de Teatro Amador de São Paulo
De 04 de Agosto a 01 de Setembro de 2012, das 13:30h às 21h
Local: Centro Cultural do Jabaquara (R. Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara, São Paulo/SP)
Entrada gratuita

sexta-feira, 6 de julho de 2012

A peça que já nasceu premiada


No último sábado (30 de Junho), a Cia. Teatral Um Peixe esteve presente na cerimônia de encerramento e premiação do XI FECT (Festival Curtas de Teatro de Osasco). Chegamos relativamente cedo ao Teatro Municipal de Osasco e praticamente transformamos o saguão de entrada em nossa casa, com direito a "show particular" de nossos tão estimados músicos.

Por não termos acompanhado todos os espetáculos participantes do Festival, fomos para a premiação às cegas. Normalmente, costumamos ver todas as peças e, no último dia, elencamos nossos favoritos nas diversas categorias de premiação. Não saber ao certo o que enfrentamos torna, ao mesmo tempo, a competição mais acirrada e angustiante.

Mas, no fim das contas, foi uma noite feliz! Primeiro veio o prêmio de Melhor Sonoplastia (o terceiro na categoria e o segundo neste ano). Em seguida, a indicação ao prêmio de Melhor Figurino. Após esta indicação, não ouvimos mais o nome dos Peixes até o final da premiação. Então, veio a grande surpresa da noite (é incrível como sempre somos surpreendidos em festivais): foram indicados cinco espetáculos ao prêmio de Melhor Espetáculo, sendo que os três primeiros receberiam troféu e um prêmio em dinheiro. Ficamos em choque quando anunciaram "Viagem ao Fundo da Cartola" como concorrente na categoria mais disputada do Festival. Rapidamente, o choque transformou-se em alegria ao anunciarem que "Viagem ao Fundo da Cartola" tinha recebido o prêmio de 3º Melhor Espetáculo! Os Peixes, é claro, voaram para o palco para comemorar!

Hoje, consultando o site da Prefeitura de Osasco, descobrimos que foi cometido um erro na premiação. Na categoria Melhor Operador de Luz, esqueceram de falar todos os indicados e deram logo o nome do grupo vencedor. Até então, achávamos que não havia outros indicados. Daí, mais uma surpresa: os Peixes foram indicados ao prêmio de Melhor Operação de Luz!

Confira o resultado do XI FECT abaixo:


Melhor Espetáculo
Indicados
“O Preço do Feijão”, Grupo Molierizando (Osasco)
“O Começo do Fim”, Grupo Sem Aperreio (Osasco)
“Viagem ao Fundo da Cartola”, Cia. Teatral Um Peixe (São Paulo)
“Carlos e Neno”, Grupo STCA Produções (Salto)
“Um Morro e Duas Cidades Num Planeta Enfermo”, Grupo Tablado de Ó Linda (Santana de Parnaíba)

Vencedores
1º lugar: “O Preço do Feijão” - Grupo Molierizando (Osasco)
2º lugar: “O Começo do Fim” - Grupo Sem Aperreio (Osasco)
3º lugar: “Viagem ao Fundo da Cartola” - Cia. Teatral Um Peixe (São Paulo)

Melhor Texto Original
Indicados
Marcelo Sanntto, com “Carlos e Neno”
Grupo STCA Produções (Salto)
Weber Carvalho, com “Um Morro e Duas Cidades Num Planeta Enfermo”
Grupo Tablado de Ó Linda (Santana de Parnaíba)
Wagner Araújo, com “Solidão a Dois”
Cia. Mascárate de Teatro (Embu Guaçu)

Vencedor
Marcelo Sanntto, com “Carlos e Neno”
Grupo STCA Produções (Salto)

Melhor Direção
Indicados
Mariza Bicudo, com “O Começo do Fim”
Grupo Sem Aperreio (Osasco)
Webber Carvalho, com “Um Morro e Duas Cidades Num Planeta Enfermo”
Grupo O Tablado de Ó Linda (Santana de Parnaíba)
Rodrigo Maia, com “Psicose 4.48h”
Grupo de Pesquisa Teatral Fênix (Osasco)

Vencedor
Webber Carvalho, com “Um Morro e Duas Cidades Num Planeta Enfermo”
Grupo O Tablado de Ó Linda (Santana de Parnaíba)

Melhor Ator
Indicados
Wagner Araújo, com “Solidão a Dois”
Cia. Mascárate de Teatro (Embu Guaçu)
Roberto Boresteim, “Convite para um Café”
Grupo de Teatro Delivery (São Paulo)
Gustavo Boleiro, com “O Começo do Fim”
Grupo Sem Aperreio (Osasco)

Vencedor
Gustavo Boleiro, com “O Começo do Fim”
Grupo Sem Aperreio (Osasco)

Melhor Atriz
Indicados
Bianka Andrade, com “O Circo Voador”
Os Bruxos da Corte (Osasco)
Poliana Mendes, com “O Começo do Fim”
Grupo Sem Aperreio (Osasco)
Mayara C. Makhajda, com “Sinhá Sinhô e Tião”
Grupo Prisma de Teatro e Vídeo (Osasco)

Vencedora
Poliana Mendes, com “O Começo do Fim”Grupo Sem Aperreio (Osasco)

Melhor Ator Coadjuvante
Indicados
Rodrigo Freitas, com “Um Morto Muito Louco”
Cia. Teatral Estrela (Osasco)
Wesley Cruz, com “O Preço do Feijão”
Grupo Molierizando (Osasco)
Jota Junior, com “O Começo do Fim”
Grupo Sem Aperreio (Osasco)

Vencedor
Wesley Cruz, com “O Preço do Feijão”
Grupo Molierizando (Osasco)

Melhor Atriz Coadjuvante
Indicados
Rafaela Xavier, com “O Fabuloso Destino de Tião Valente”
Grupo Só por Deus (Osasco)
Irla Costa, com “Um Morro e Duas cidades Num Planeta Enfermo”
Grupo O Tablado de Ó linda (Santana de Parnaíba)
Luliane Reis, com “Um Morro e Duas cidades Num Planeta Enfermo”
Grupo O Tablado de Ó linda (Santana de Parnaíba)

Vencedora
Irla Costa, com “Um Morro e Duas cidades Num Planeta Enfermo”
Grupo O Tablado de Ó linda (Santana de Parnaíba)

Melhor Sonoplastia
Indicados
Grupo Molierizando (Osasco), com “O Preço do Feijão”
Ricardo Schunemann, com “Viagem ao Fundo da Cartola”
Cia. Teatral Um Peixe (São Paulo)
Rei Bass, com “Hotel Paradise”
Cia. Teatral Porto dos Moinhos (Osasco)

Vencedor
Ricardo Schunemann, com “Viagem ao Fundo da Cartola”
Cia. Teatral Um Peixe (São Paulo)

Melhor Cenário
Indicados
Grupo Molierizando (Osasco), com “O Preço do Feijão”
Poliana Albino e Geruza Bandeira, com “O Circo Voador”
Os Bruxos da Corte (Osasco)
Adriano Santos, com “Mak’nário”
Núcleo Experimental Pé D’arte - Muciatti Produções (Osasco)

Vencedor
Poliana Albino e Geruza Bandeira, com “O Circo Voador”
Os Bruxos da Corte (Osasco)

Melhor Figurino
Indicados
Rafael Rios, com “Viagem ao Fundo da Cartola”
Cia Teatral Um Peixe (São Paulo)
Aline Garaluz e Tati Miiler, com “O Circo Voador”
Os Bruxos da Corte (Osasco)
Willians Muciatti, com “Mak’nário”
Núcleo Experimental Pé D’arte (Osasco)

Vencedor
Willians Muciatti, com “Mak’nário”
Núcleo Experimental Pé D’arte (Osasco)

Melhor Maquiagem
Indicados
Grupo Molierizando (Osasco), com “O Preço do Feijão”
Grupo Sem Aperreio(Osasco), com “O Começo do Fim”
Leonardo Ticiano e Diego Martins, com “Depois da Meia Noite”
Grupo Mais Pra Lá do Que Pra Cá (Osasco)

Vencedor
Grupo Sem Aperreio (Osasco), com “O Começo do Fim”

Melhor Operador de Iluminação
Indicados
Grupo Molierizando (Osasco), com “O Preço do Feijão”
Takashi Severo, com “O Circo Voador”
Os Bruxos da Corte (Osasco)
Mateus Alves, com “Viagem ao Fundo da Cartola”
Cia. Teatral Um Peixe (São Paulo)

Vencedor
Takashi Severo, com “O Circo Voador”
Os Bruxos da Corte(Osasco).


Gostaríamos de agradecer imensamente à organização do FECT por mais esta oportunidade de levarmos nosso trabalho e aos jurados pelas críticas, indicações e prêmios. Também queremos parabenizar a todos os grupos participantes pela bela festa que realizaram nesta última semana! Por fim, não podemos deixar de agradecer aos muitos amigos que fizemos em mais um festival! Obrigado pela torcida na cerimônia de encerramento! Com certeza fizemos a maior bagunça naquele "fundão esquerdo"!