segunda-feira, 16 de abril de 2012

Oficina "Redescobrindo o Circo-Teatro" 2012 - Sexto dia

Após um breve período sem publicações, voltamos a falar de tudo que acontece na única oficina de Circo-Teatro do Brasil!

Neste último sábado, nossos artistas-aprendizes tiveram seu primeiro momento prático nas oficinas técnicas, além de estarem a um passo do início do trabalho com partitura corporal e, um dos momentos mais esperados nesse início de oficina, da aula sobre as características do Circo-Teatro.

Oficina Técnica - Figurino
O dia foi marcado pelo início do trabalho prático nas aulas de Figurino. A proposta era que cada grupo de pesquisa levasse uma (ou mais) peça de roupa com certa personalidade e materiais diversos para que fosse realizada uma customização. Afinal, sempre dizemos que figurino não é só pegar uma roupa velha no armário do avô. Deve existir um trabalho ali. Neste caso, foram passadas frases para os grupos e, a partir delas, o figurino deveria ser composto. O resultado você confere abaixo:
 
 

Confira todas as fotos desse dia em nosso álbum no Facebook:
Lembrando que a próxima aula técnica é de maquiagem e foi pedido aos alunos que levem pancake branco (Catharine Hill), esponja para pancake, lápis retrátil preto e sombra unitária branca (sem brilho), além de um espelho de mesa e material de higiene (toalha, sabonete, demaquilante, algodão...).

Expressão Corporal
Em seguida, foi a vez do trabalho de corpo. O foco cada vez mais está na resistência corporal, sendo que neste último sábado trabalhamos muito o abdômen dos alunos. Depois, voltamos a falar da questão do gesto com começo, meio e fim, algo essencial para as formas populares de teatro (dentre as quais encontra-se o Circo-Teatro). Tal conceito foi trabalhado de forma prática em um exercício onde os artistas-aprendizes, divididos em trios, deveriam compor uma movimentação que complementasse a de seus colegas, mostrando o antes, o durante e o depois. Abaixo, alguns exemplos:
 
 
 

História e Interpretação
Para finalizar, tivemos nossa última aula de História que precede a aula sobre Circo-Teatro. Nela, falamos um pouco sobre o Teatro Brasileiro no século XIX, salientando as características das comédias de costumes e a dramaturgia de Martins Pena e José de Alencar. Ali, percebemos 4 elementos que serão fundamentais na teatralidade circense: os personagens-tipo, a intriga, os disfarces e os desencontros (quiproquós). Na parte prática, continuamos o exercício de andares e olhares, incluindo agora o momento "Psicose coletiva" e o enraizamento. Para finalizar, mais um exercício de continuidade (seguindo a linha de trabalho de "começo, meio e fim" que estamos fazendo tanto em corpo como em interpretação).




Na próxima aula, falaremos - finalmente - do tal do Circo-Teatro! É agora que a coisa começa a pegar fogo em nossa oficina!

Até lá!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário