terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Monstro de Jackson

E, para os curiosos de plantão, segue um aperitivo: uma cena extraída de meu mais novo texto "O Monstro de Jackson".

É pra deixar neguinho se coçando de ansiedade! Hehehe.



MAMULENGO E CECÍLIA

MAMULENGO: Rápido, infeliz! Temos apenas uma hora!

CECÍLIA: Uma hora...

MAMULENGO: Exatamente à meia-noite, o ritual deverá ser completado! E aí, o mundo tremerá aos meus pés! (Ri muito)

CECÍLIA: Há-há-há...

MAMULENGO: (à parte) É imbecil até em transe... (para ela) Agora ouça, pirralha...

CECÍLIA: Pirralha...

MAMULENGO: Estão todos os objetos posicionados?

CECÍLIA: Posicionados...?

MAMULENGO: Estão ou não estão?

CECÍLIA: Não estão...?

MAMULENGO: Responda!

CECÍLIA: Responda!

MAMULENGO: (à parte) Mas que diabo! Com tanta gente no mundo, fui encalhar justamente no poço das antas!

CECÍLIA: Antas!

MAMULENGO: Cale a boca! O plano é o seguinte: à meia-noite eu devo estar usando o Amuleto de Belchior.

CECÍLIA: Eu sou apenas um rapaz latino americano...

MAMULENGO: Você deve se posicionar sobre o túmulo do pai de Wando.

CECÍLIA: Você é luz. É raio, estrela e luar...

MAMULENGO: Quando o relógio soar as doze badaladas...

CECÍLIA: Na madrugada, abandonada...

MAMULENGO: (à parte) Além de imbecil, gosta de música ruim! (para ela) Vai, vai, vai! Fecha a matraca! Na última badalada você deve pegar esta adaga (mostra a adaga) e tirar a própria vida! (ri muito)

CECÍLIA: Há-há-há...

MAMULENGO: Não é pra rir, idiota! Você vai morrer! Vamos. Fique triste! (Cecília faz cara de tristeza) Melhor assim! Agora, os últimos detalhes...

CECÍLIA: Tão pequenos de nós dois...

MAMULENGO: (à parte) ...que o pariu! Já vi que tô fodido nessa porra. (Para ela) Preste atenção!

CECÍLIA: Hum...

MAMULENGO: Assim que você se sacrificar, eu terei que beber meu próprio sangue. Tome... (entrega-lhe um balde. Cecília ameaça beber seu conteúdo) Não é pra você tomar, sua idiota! É pra cuidar do balde! Aí dentro tem exatamente dois litros e meio de sangue. Nem uma gota pode ser desperdiçada, ouviu!? (Cecília começa a brincar com o balde) Pare de balançar esse balde!!! (ela pára) Agora vá procurar meu amuleto!

CECÍLIA: Amuletooooo... (vai saindo sem o balde)

MAMULENGO: Mas leve o balde!!!

CECÍLIA: (volta) Baldeeee... (pega)

MAMULENGO: Xispa!

CECÍLIA: Xispaaaa... (sai)

MAMULENGO: (à parte) É imbecil até em transe! (some)

A PIRACEMA acabou!

É com muita satisfação que venho anunciar o fim da PIRACEMA.

E digo "satisfação" porque o I Encontro de Teatro Amador de São Paulo foi um verdadeiro e estrondoso sucesso! Nos quatro sábados de Agosto, quatro grupos de teatro amador de várias partes da Grande São Paulo se encontraram para trocar experiências nas diversas atividades realizadas no evento.

As Vivências trouxeram um pouco da realidade prática de cada grupo, propondo um verdadeiro intercâmbio de exercícios. Foi divertidíssimo ver "Peixes", "Fulanos", "Vitalinos" e "Artejovianos" interagindo em exercícios de improvisação ou suando a camisa em pesados aquecimentos corporais.

As Mesas-Redondas foram o grande chamariz do Encontro, trazendo assuntos pertinentes e dando origem a debates muito bem-embasados. O senso crítico unido ao domínio teórico e à experiência de diversos atores fez com que os debates seguissem caminhos realmente produtivos. O que é raro de se ver, hoje em dia. Normalmente, quando grupos de teatro se juntam para debater, só vemos discussões e brigas bobas. Mas na PIRACEMA, não. Não houve UMA briga sequer. Nada! O que demonstra, uma vez mais, o alto grau de profissionalismo e a clareza de pensamento que imperou no colóquio.

As Oficinas com o nosso queridíssimo Rafael Rios foram um show à parte! E, confesso, se transformaram na grande atração da PIRACEMA. Todo mundo queria participar, não importa o que fosse. Além de divertidas, as oficinas do Rafael foram realmente esclarecedoras. Acredito que tenha sido um grande diferencial ter trazido um profissional tão experiente e tão aberto quanto o Rafa para participar do Encontro. Quantas palavras valorosas, quantas dicas preciosas e quantos ensinamentos ele nos trouxe. Não só em termos técnicos, mas em termos humanos. Foram lições que levaremos por toda a nossa vida... Obrigado, Rafa!

E os Espetáculos...ah...os Espetáculos! Era um mais aguardado que o outro! A curiosidade imperava! Um grupo nunca (ou quase nunca) tinha visto o outro em ação. Não sabíamos o que esperar! Que sensação deliciosa! E que surpresas nos aguardavam: a proposta de integração social do Vital; o resgate de linguagem dos Peixes; a poesia imagética do Arte Jovem; o dinamismo cômico dos Fulanos. Propostas tão diferentes, tão singulares, mas que nos permitiram a aproximação artística e o desenvolvimento da análise crítica. Como foi bom ver e ouvir cada um de vocês. Saber um pouco mais. E, é claro, foi tão bom ver todos tão abertos ao diálogo, à análise, às propostas.

Em suma, gostaria de dizer que essa experiência foi mais que enriquecedora. Ali não entramos em contato apenas com outros grupos, mas estabelecemos fortes elos, criamos grandes amizades. E é dessa amizade que novas ideias, novas propostas, novos projetos, surgirão.

Nosso objetivo é tornar a PIRACEMA um evento periódico, fixo, que cresça ano após ano, atingindo proporções estaduais e, quem sabe um dia, nacionais. O primeiro passo nós demos: a primeira edição do Encontro foi um sucesso, em forma e conteúdo! O segundo passo está se formando: com o término da PIRACEMA, sugeriu-se que pequenos encontros fossem realizados, periodicamente, entre uma PIRACEMA e outra. Tal medida pode, quem sabe, viabilizar o surgimento de um Núcleo de Teatro Amador na cidade de São Paulo. Quem sabe não estejamos diante de uma nova formação da falecida Cooperativa de Teatro Amador de São Paulo?

O futuro é promissor. Mas há muito o que fazer! E é por esse futuro que os Peixes lutarão. E é tão bom saber que não lutaremos sozinhos...

A primeira PIRACEMA chegou ao fim. E voltamos para casa agradecidos, felizes por termos ao nosso lado pessoas tão queridas. Aos amigos do Grupo Vital, Novos Fulanos e Arte Jovem, ao precioso Rafael Rios, ao grande companheiro Almir, fica aqui registrado o nosso muito obrigado!

Voltamos para casa agradecidos...mas contentes por saber que a segunda PIRACEMA vem aí. Até lá, só nos resta a lembrança de momentos tão felizes nunca antes vividos até Agosto de 2010.

Esse é o consolo de subir o rio: a jornada é longa e repleta de perigos, mas sabemos que não estamos fazendo-a sozinhos.


A PIRACEMA começou!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

É CLARO QUE GANHAMOS!!!

Certeza que nós iríamos ganhar algo na 2ª Edição do Festival de Teatro Cidade de São Paulo. Ganhamos a oportunidade de mostrar nosso trabalho em um Festival ao lado de tantos grupos bons, com espetáculos de primeira linha.

A oportunidade de estar no Festival junto desses grupos foi nosso maior prêmio. É verdade que recebemos 4 indicações - mas nenhum arlequim - porém, o que valeu mesmo foi a experiência de estar lá e conhecer tanta gente boa. Poder competir de igual para igual com o pessoal do Dom Caixote (Pe-tu-xoooo, Pe-tu-xooo!) e do Amadododito (para citar alguns) foi uma experiência muito valiosa.

Gostaríamos de agradecer ao Eduardo Marins por trazer esse Festival para São Paulo (lembrando que o mesmo festival já acontece há 8 anos no Rio de Janeiro) e a todos os grupos que participaram e concorreram conosco. Poder interagir com outros grupos e conhecer o trabalho de cada um não tem preço e só nos motiva a fazer o que os Peixes mais amam: teatro.

Bom... Segue a lista com nossas indicações, afinal estamos muito orgulhosos por mais estas conquistas:

Indicação pra Melhor Texto - "A Mansão Veit", de André Domicciano
Indicação para Melhor Atriz Coadjuvante - Aline Hernandes (Elisa)
Indicação para Melhor Atriz - Gabrielly Negreti (Ivonete)
Indicação para Melhor Ator - Pedro Rodrigues (Marisal)

E estão todos convidados pra ir à PIRACEMA, que está a todo vapor, todos os sábados, no Centro Cultural do Jabaquara (Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara/SP), a partir das 15h.